ATUAMOS EM TODO O BRASIL
Facebook MedService
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
CLIENTES
BLOG
CONTATO
Profissionais usando equipamentos de proteção conversando.

NR 26: Sinalização de segurança

Home  >   Blog  >   NR 26: Sinalização de segurança

A NR 26 estabelece regras relacionadas à sinalização e à segurança para que medidas preventivas sejam tomadas na melhoria das condições e segurança do trabalho em todos os segmentos da indústria.

O conhecimento sobre a NR 26 é indispensável às empresas que devem, obrigatoriamente, saber aplicar as leis relativas à segurança do trabalho por meio da sinalização. A importância é mais do que evidente, segundo dados da Previdência Social e do extinto Ministério do Trabalho, o Brasil é o quarto país com o maior índice de acidentes laborais.

A empresa que opera sem sinalização de segurança está sujeita a multas e outras providências cabíveis. A falta desse tipo de dispositivo de segurança ameaça permanentemente a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

A sinalização assegura que os trabalhadores estejam cientes de riscos, ferramentas, produtos, áreas controladas e outros muitos perigos que podem causar danos à sua integridade.

Quer aprender mais sobre a NR 26, uma norma regulamentadora tão importante para as empresas e seus empregados? Continue a leitura.

Entendendo a NR 26

O principal objetivo da NR 26 é atrair a atenção dos trabalhadores e todos que estão no ambiente corporativo para situações de risco por meio de sinalização, uma maneira muito eficiente de evitar acidentes de trabalho.

NR 26: Sinalização de segurança: profissionais usando equipamentos de proteção conversando.

Para criar um padrão de informações sobre riscos, acessos e restrições são usadas 8 cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, púrpura, branco e preto. Entretanto, a NR 26 somente indica o uso de cores para sinalização de segurança, não é estabelecido um padrão obrigatório de cores.

Dessa forma, o padrão a ser usado, de acordo com essa norma regulamentadora, deve seguir as normas técnicas oficiais, no nosso caso a ABNT. Confira agora em quais situações são empregadas cada uma das cores citadas:

  • Azul:
    usada para indicar obrigatoriedade, como o uso de EPI em áreas de risco. Aplicado também a canalizações de ar comprimido;
  • Amarelo:
    empregado para alarmar as pessoas a terem “cuidado”/”atenção” (degraus, transporte de cargas, áreas de fluxo conjunto de pessoas e máquinas, entre outros);
  • Branco:
    o branco é usado para sinalizar vias de acesso, identificar áreas (setores, descarte, entrada, saída, entre outros) e sentido de fluxo de pessoas e máquinas;
  • Laranja:
    usado para evidenciar perigos em partes móveis, painéis de eletricidade e, também, para equipamentos de salvamento aquático (boias, coletes, etc.). Também é aplicado em canalizações de ácido, caixas protetoras de dispositivos elétricos, faces externas de polias, engrenagens, ferramentas de corte, bordas de serra e prensa;
  • Preto:
    usado para identificar os coletores de resíduos e canalizações de inflamáveis. Não é empregado para a coleta de lixo infectante (serviços de saúde);
  • Púrpura (roxo):
    essa cor é empregada para sinalizar os perigos relacionados a radiações oriundas de pulsos eletromagnéticos ou partículas radioativas, portas de locais para armazenamento de resíduos radioativos ou até luzes para evidenciar os equipamentos que produzem radiação nociva ao organismo humano;
  • Verde:
    usado para sinalizar locais e equipamentos de primeiros socorros, armazenamento de EPI’s, delimitação de áreas seguras, áreas de vivência e canalizações de água;
  • Vermelho:
    usado para sinalizar os locais onde se encontram os aparatos para prevenção e combate ao incêndio, além de portas e saídas de emergência. Também são aplicados a botões de pânico e emergência.
NR 26: Sinalização de segurança: equipamentos de proteção.

Além das cores, são usadas formas geométricas para padronizar a sinalização de segurança. Observe:

  • Círculo: sinais de obrigação e proibição;
  • Losango: sinais de perigo;
  • Retângulo e/ou quadrado: sinais de emergência e informações adicionais.

Quanto aos tipos de sinalizações obrigatórias estabelecidas pela NR 26, são 5:

  • Sinalização de proibição;
  • Sinalização de perigo;
  • Sinalização de obrigação;
  • Sinalização de emergência;
  • Sinalização de incêndio.

Além de sinalizar, a NR 26 também estabelece que é dever do empregador oferecer treinamento aos empregados para informá-los sobre os riscos e medidas de segurança necessários para realizar suas rotinas dentro da empresa.

O objetivo é promover a compreensão em relação à rotulagem preventiva, lista de riscos, formas corretas de manipulação e procedimentos em emergências, entre outros.

E então, viu como a NR 26 protege os trabalhadores usando sinalização de segurança? É importante conferir essa norma regulamentadora na íntegra para garantir a total proteção de seus funcionários e estar de acordo com as obrigatoriedades por ela estabelecidas. Se quiser aprender mais sobre outras NRs ou técnicas e estratégias de gestão, continue no blog!

A MedService atua como prestadora de serviços em assistência técnica em perícias médicas e de Engenharia, nas diferentes especialidades, desde 1997. Presente em todo território nacional, destaca-se hoje pela excelência, agilidade e exclusividade de produtos destinados ao departamento jurídico de nossos clientes.








Logo da MedService Assistência Técnica em Perícias



SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Facebook MedService LinkedIn MedService

© 2019 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Linking Sites.
Whatsapp da MedService
Fale com a MedService